Atividades Sobre a África, Questões África, Simulado África, Vestibulares e Concurso África
Questão 01 – Até o ano de 1880, somente pequena porção do continente africano era governado diretamente por europeus. Os países mantinham sua independência e soberania. Entretanto, entre 1880 e 1935 o continente passou por rápidas e bruscas transformações no plano político. Em 1914, por exemplo, somente dois países não estavam sob o domínio colonial. Esses países eram:
A) Libéria e Costa do Marfim;
B) Etiópia e Egito;
C) Etiópia e Libéria;
D) Libéria e Moçambique;
Questão 02 – O continente africano apresenta um grande volume de conflitos, em especial de guerras civis entre a população local. Uma razão para tais conflitos é explicada pelo:
a) aumento do fluxo de refugiados provenientes das regiões localizadas no norte africano.
b) estabelecimento de fronteiras políticas sem respeito à diversidade étnica do continente.
c) crescimento de grupos paramilitares que ocuparam o poder em defesa da democracia.
d) cenário culturalmente homogêneo da região no que toca aos aspectos religiosos locais.
e) embate entre grupos políticos pelo apoio dos países europeus na industrialização africana.
Questão 03 – UTFPR- Sobre o quadro natural da África, é correto afirmar que:
A) a Ilha de Madagascar localiza-se a Sudoeste do continente africano, no Oceano Índico, sendo separada deste pelo canal de Moçambique.
B) o Canal de Suez interliga o Mar Vermelho ao Oceano Atlântico e é administrado atualmente pela Inglaterra.
C) a expressão Maghred é dada pelos africanos ao conjunto de terras montanhosas mais úmidas e mais férteis situadas ao norte do Saara.
D) o rio Congo nasce no lago Vitória e deságua no mar Mediterrâneo.
E) no continente africano, apesar de apresentar um relevo com predomínio de terrenos de formação geológica recente, aparece alguns trechos mais elevados, de origem antiga, onde se encontram alguns vulcões.
Questão 04 – A porção setentrional da África faz contato com a Europa e é uma das regiões mais importantes do continente africano. Observe o mapa a seguir:
Sua análise e observação permitem afirmar que
a) predominam as relações internacionais com o continente americano.
b) trata-se de uma planície, situada às margens do Mar Mediterrâneo.
c) as atividades agrícolas ficam limitadas à margem extrema setentrional, em função das limitações climáticas do interior do território.
d) em função do clima inóspito, o interior da região do Magreb não desenvolve qualquer atividade.
e) a exploração de petróleo está em decadência predo minando, atualmente, a extração de fosfatos.
Questão 05 – ENEM – A África também já serviu como ponto de partida para comédias bem vulgares, mas de muito sucesso, como Um príncipe em Nova York e Ace Ventura: um maluco na África; em ambas, a África parece um lugar cheio de tribos doidas e rituais de desenho animado. A animação O rei Leão, da Disney, o mais bem-sucedido filme americano ambientado na África, não chegava a contar com elenco de seres humanos.
LEIBOWITZ, E. Filmes de Hollywood sobre África ficam no clichê.
Disponível em: http://noticias.uol.com.br. Acesso em 17 abr, 2010. A produção cinematográfica referida no texto contribui para a constituição de uma memória sobre a África e seus habitantes. Essa memória enfatiza e negligencia, respectivamente, os seguintes aspectos do continente africano:
a) A história e a natureza.
b) O exotismo e as culturas.
c) A sociedade e a economia.
d) O comércio e o ambiente.
e) A diversidade e a política.
Questão 06 – IBADE – O continente africano pode ser dividido entre África do Norte e África Subsaariana. A África Subsaariana é apresentada, comumente, como a região do planeta com os piores indicadores sociais e econômicos. Todavia, apesar de fortes conflitos, alguns países conseguem um significativo crescimento econômico, relacionado às riquezas naturais. Os dois países da África Subsaariana, considerados os maiores exploradores de petróleo nos últimos anos, são:
a) Líbia e Moçambique.
b) Nigéria e Angola.
c) África do Sul e Egito.
d) Mauritânia e Quênia.
Questão 07 – UFSCAR – Aconteceu num debate, num país europeu. Da assistência, alguém me lançou a seguinte pergunta:
– Para si o que é ser africano?
Falava-se, inevitavelmente, de identidade versus globalização. Respondi com uma pergunta:
– E para si o que é ser europeu?
O homem gaguejou. Ele não sabia responder. Mas o interessante é que, para ele, a questão da definição de uma identidade se colocava naturalmente para os africanos. Nunca para os europeus. Ele nunca tinha colocado a questão ao espelho.
(Mia Couto. In: Leila Leite Hernandez. A África na sala de aula. Visita à História Contemporânea, 2005.)
Segundo o texto, o autor
a) valoriza a ideia de que existe uma identidade natural entre os povos europeus, favorecendo a globalização.
b) denuncia a ideia genérica, presente entre os europeus, de que há uma suposta identidade natural entre os africanos.
c) lembra o fato de que a Europa tem uma história de tendência à globalização, em função da ausência de conflitos entre seus Estados-nação.
d) defende a existência de uma essência natural do que é ser europeu e do que é ser africano.
e) indica os valores culturais e nacionais europeus e africanos como fundadores do processo de globalização.
Questão 08 – FUVEST – O processo de descolonização na África foi acompanhado por
a) elevação nas taxas de crescimento da população do campo, que foi modernizado para produzir alimentos para o mercado interno.
b) abertura da economia dos países africanos, devido à dimensão do seu mercado consumidor, aumentando significativamente sua participação no comércio mundial.
c) democratização do continente, que se livrou das ditaduras nele instaladas nos anos noventa do século XX, com apoio das antigas metrópoles.
d) imposição política externa de limites fronteiriços, que gerou uma série de lutas políticas internas em vários países.
e) migração controlada da população africana, decorrente dos conflitos tribais, para países que anteriormente dominaram o continente.
Questão 09 – SANTA CASA – Com a independência [dos países africanos], não houve uma revalorização da África tradicional? Houve. Sobretudo nos meios artísticos e intelectuais. Assistiu-se a um renascimento da música, da dança e do teatro tradicionais. A história do continente foi revista com entusiasmo. […] Já a posição dos políticos foi na maioria dos casos contraditória. Valorizavam as tradições e o passado. Mas como tradição e passado.
(Alberto da Costa e Silva. A África explicada aos meus filhos, 2008.)
A limitada valorização da África tradicional, pelos políticos, pode ser explicada pela sua disposição de
(A) eliminar os resíduos da presença europeia no continente e integrar as economias nacionais ao mercado internacional.
(B) eliminar as fronteiras nacionais e restabelecer formas e padrões de sociabilidade locais.
(C) estimular o artesanato local e extinguir os preconceitos étnicos e sociais impostos pelos colonizadores.
(D) ampliar a integração entre os povos africanos e evitar a influência cultural dos países do Ocidente.
(E) manter as estruturas políticas herdadas dos colonizadores e neutralizar o poder das chefias tradicionais.
Questão 10 – PUC-SP – A palavra Sahel é de origem árabe e significa “fronteira”. Compreende uma faixa de 500 a 700 km de largura, em média, e 5 400 km de extensão. Com relação ao ambiente e à sociedade, podemos caracterizar essa região como:
A) Área marcada pela seca, pela fome e por conflitos que remontam séculos. Possui os IDHs mais baixos do planeta. Atualmente vive sérios problemas com grupos terroristas como Boko Haran.
B) Área de solos férteis com vegetação dependente da ocorrência de chuvas, essa região é ocupada por diversas populações nômades que tiram dela seu sustento.
C) Área de solos pobres com vegetação savânica e que tem se mostrado produtiva e capaz de fixar os grupos humanos à terra. Sua população tem aumentado gradativamente.
D) Área de clima desértico e solos inférteis, possui baixos índices demográficos. As populações que ali vivem são nômades e sobrevivem graças à extração da goma acácia.
Questão 11 – FGV-SP – Observe a figura abaixo:
A representação da África permite várias interpretações, como as que seguem abaixo:
I. A África chora a destruição das estruturas econômicas e sociais de suas antigas comunidades, decorrente da partilha colonial européia, oficializada pela Conferência de Berlim.
II. A lágrima, lembrando o formato de diamante, registra a pobreza de países africanos que possuem tal recurso. Em Angola, Congo ou Serra Leoa essas pedras tornaram-se motores de trabalho escravo, assassinato e colapso econômico.
III. Engrossada pelo lago Vitória, a lágrima alcança as proximidades de Zimbábue, país que enfrenta grave crise social, e de Moçambique, onde crianças desnutridas pagam com a vida a dívida externa do país.
IV. O cabelo trançado é uma alusão à população negra, predominante na porção setentrional do Continente.
V. As tranças, próximas umas das outras, indicam a elevada densidade demográfica na África do Norte.
Somente são verdadeiras as interpretações contidas em
a) I, II e III.
(b) II, III e IV.
c) I, III e V.
d) II, IV e V.
e) I, IV e V.
Questão 12 – ENEM 2014 – Antes de o sol começar a esquentar as terras da faixa ao sul do Saara conhecida como Sahel, duas dezenas de mulheres da aldeia de Widou, no norte do Senegal, regam a horta cujas frutas e verduras alimentam a população local. É um pequeno terreno que, visto do céu, forma uma mancha verde — um dos primeiros pedaços da “Grande Muralha Verde”, barreira vegetal que se estenderá por 7 000 km do Senegal ao Djibuti, e é parte de um plano conjunto de vinte países africanos.
GIORGI, J. Muralha verde. Folha de S. Paulo, 20 maio 2013 (adaptado).
O projeto ambiental descrito proporciona a seguinte consequência regional imediata:
A) Facilita as trocas comerciais.
B) Soluciona os conflitos fundiários.
C) Restringe a diversidade biológica.
D) Fomenta a atividade de pastoreio.
E) Evita a expansão da desertificação.
Questão 13 – A África apresenta um cenário demográfico em expansão. Um indicador que explica o crescimento da população africana é:
a) a crescente mortalidade infantil.
b) a pequena expectativa de vida.
c) a diminuta taxa de reposição.
d) o aumento da população ativa.
e) o elevado índice de fecundidade.
Questão 14 – Cefet-CE – De acordo com os aspectos fisiográficos da África, está CORRETA a afirmativa do item:
a) cortada em seu meio pelo equador, ao norte pelo trópico de Câncer e ao sul pelo trópico de capricórnio, a África é o mais tropical dos continentes.
b) os menores índices de chuva no continente africano ocorrem nas proximidades do equador.
c) o deserto de Kalahari é considerado o segundo maior do continente africano e situa-se na parte setentrional do trópico de Câncer.
d) o Saara é o maior deserto do mundo e situa-se na porção meridional do continente africano, ocupando terras de inúmeros países.
e) o tipo de vegetação e de paisagem mais característico do continente africano é a floresta do Congo.
Questão 15 – UNIRIO – Em relação ao continente africano, todas as opções a seguir estão corretas, EXCETO uma. Assinale-a.
a) Se, por um lado, o relevo predominantemente planáltico do continente torna seus rios pouco navegáveis, por outro, favorece seu potencial hidrelétrico, que é bastante grande.
b) Seu litoral bastante extenso, porém pouco recortado, dificulta seu aproveitamento para a instalação de portos.
c) Em toda a porção central o clima seco favorece o domínio de formações vegetais desérticas, sendo que apenas ao norte encontramos a mancha de floresta equatorial refletindo a maior umidade desta região.
d) Em geral apresenta uma hidrografia pobre, em decorrência da predominância de climas secos, mesmo apresentando rios como o Nilo e o Congo, que estão entre os maiores do mundo.
e) Apesar de apresentar um relevo com predomínio de terrenos de formação geológica antiga, aparecem alguns trechos mais elevados de origem recente, onde se encontram alguns vulcões.
Questão 16 – UNIRIO – Ao relacionarmos o relevo do continente africano com o aproveitamento econômico de seu território, podemos afirmar que a(o):
a) não-existência de planaltos sedimentares inviabiliza a ocorrência de recursos minerais de valor comercial, justificando a pobreza deste continente neste tipo de recurso.
b) relevo predominantemente planáltico dificulta a navegação fluvial mas, ao formar inúmeras quedas d’água, contribui para um grande potencial hidrelétrico.
c) potencial hidrelétrico do continente é muito baixo por não ocorrerem altas montanhas da era terciária, mas é grande a capacidade de transporte de sua rede hidrográfica.
d) predomínio das planícies em toda a porção central facilita a mecanização agrícola, bastante desenvolvida nos países desta região.
e) predomínio de planícies foi o que favoreceu a interiorização do processo de crescimento econômico que sempre se concentrou nas cidades do interior, em prejuízo das cidades mais próximas do litoral.