Ativiade de Geografia República Democrática do Congo, Questões sobre o Congo, Exercícios sobre República Democrática do Congo
QUESTÃO 01 – UNICAMP 2020 – O tântalo (Ta) é um elemento metálico encontrado em baixíssima concentração na crosta terrestre. É o “rei” da era digital, pois seu uso em capacitores tem contribuído para a miniaturização de circuitos eletrônicos. Em Bandulu, no leste do Congo, onde as minas de coltan (columbita-tantalita) são abundantes, existe um único painel solar para carregar os celulares, e os poucos que existem não são smartphones. A exploração de coltan não é ordenada, uniforme ou pacífica. Analistas da geopolítica contemporânea o consideram a estrela dos “minerais de sangue”.
(Adaptado de Gemma Parellada, Viagem ao berço do coltan, o coração dos smartphones. Disponível em https://brasil.elpais.com/brasil/2016/02/19/internacional/1455896992_924219.html. Acessado em 20/09/2019.)
a) Que país colonizou a atual República Democrática do Congo? Em que período se deu a independência desse país africano?
b) Explique por que não há smartphones na região do Congo referida, e por que o coltan é considerado um dos “minerais de sangue”.
a) A República Democrática do Congo foi colonizada pela Bélgica. Sua independência ocorreu em 1960, acompanhando o movimento de descolonização no continente africano.
b) A República Democrática do Congo se caracteriza por elevada pobreza e acentuada desigualdade, o que impede o acesso de parte de sua população aos smartphones. Soma-se a isso o fato de que determinadas regiões do país, como Bandulu, são carentes de infraestrutura de energia e de telecomunicações, necessária para o uso dos smartphones. Contraditoriamente, é a região de Bandulu que fornece um dos principais minérios (coltan) às grandes empresas globais produtoras de circuitos eletrônicos. A extração do coltan se dá em condições de extrema exploração do trabalho, guerras e em área de conflitos étnicos acirrados.
Questão 02 – VUNESP – Prefeitura de Birigui – SP – A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, nesta quarta-feira (17.08), que o atual surto de ebola é uma “emergência de saúde pública de interesse internacional”. A classificação só é utilizada para epidemias mais graves, que podem se espalhar para outros países. Desde que o surto começou, em agosto de 2018, ao menos 2 512 pessoas foram infectadas. Destas, 1 676 morreram.
(Folha de S.Paulo. https://bit.ly/2Z2y6G5. 17.07.19. Acesso em 06.08.2019. Adaptado)
O surto de ebola ocorre
(A) no Sudão.
(B) na República Democrática do Congo.
(C) em Camarões.
(D) em Angola.
(E) na República da África do Sul.
ALTERNATIVA
Questão 03 – CESPE / CEBRASPE – PM-ES – Com relação à geopolítica do mundo atual, julgue os itens seguintes. A Guerra Civil na República Democrática do Congo foi classificada como uma das mais sangrentas da história. A motivação principal para este conflito foi a disputa pelo controle de suas reservas minerais.
( )Certo
( )Errado
( X)Certo
Comentário: Travestidas de guerras étnicas, contudo, os conflitos representam disputas pelo espaço e controle dos minerais congoleses que são contrabandeados para outros países, como Uganda, Burundi e Ruanda.
Questão 04 – UNICENTRO – Com base nos conhecimentos sobre os conflitos na África. Subsaariana, é correto afirmar que a associação adequada entre o país e a causa direta do conflito em curso,respectivamente, está expressa na alternativa
A) Marrocos / luta pela autonomia política.
B) Egito / disputa pelo poder político.
C) Tunísia / posse de território.
D) Líbia / intervenção estrangeira em problemas internos.
E) República Democrática do Congo / disputa pelas reservas minerais.
ALTERNATIVA E
Questão 05 – AMEOSC – Prefeitura de Princesa – SC – “A OMS anunciou uma reunião de seu comitê de emergência, após a propagação do vírus ebola da República Democrática do Congo para Uganda, onde uma criança morreu em decorrência da doença.”
(Fonte: g1.globo.com >acesso em 12 de junho de 2019)
Com base na notícia acima e utilizando seus conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que a sigla OMS corresponde a:
A) Organização de Medidas Saudáveis.
B) Organização de Métodos Saudáveis.
C) Organização Mundial da Saúde.
D) Organização Mediterrânea de Saúde.
ALTERNATIVA C
Questão 06 – O maior país da África subsaariana é também o mais rico em recursos naturais, confiscados desde a colonização belga. Hoje, essa riqueza financia as milícias sem que a população civil seja beneficiada. A população é explorada no trabalho pesado das minas. Ouro, diamantes e coltan são contrabandeados para países vizinhos como Ruanda, Uganda e Burundi. Calcula-se que apenas 10% das minas sejam exploradas legalmente. Neste cenário, segundo os dados da ONU, 1,7 milhão de residentes deste país africano foram forçados a fugir de suas casas em 2017 — 5,5 mil pessoas por dia. No total, o número de pessoas deslocadas atinge 4,21 milhões, com outros 7 milhões correndo o risco de fome. Isso porque o país foi palco da Grande Guerra Africana, o mais sangrento conflito armado desde a Segunda Guerra Mundial.
Disponível em: https://www.icrc.org/pt/o-conflito-na-republica-democratica-do-congo. Acesso em: 15 set.2019. (Adaptado)
O texto apresentado narra uma grande crise humanitária africana que assola a
A) Etiópia.
B) República Democrática do Congo.
C) Nigéria.
D) Somália.
ALTERNATIVA B