ALTERNATIVA
Questão 02 – UNIFOR – Em abril de 1937, a Alemanha testou a eficiência de seus aviões de guerra bombardeando a aldeia espanhola de Guernica. O horror do massacre levou Pablo Picasso registrar o fato em um painel que hoje se encontra em Madri, depois de ter ficado muitos anos no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.
Quando ocorreu a intervenção nazista, na Espanha, estava acontecendo
(B) a Revolução dos Cravos, liderada por jovens militares em defesa da democratização do país.
(C) uma rebelião operária e popular, dirigida pela Liga espartaquista que tentava chegar ao poder.
(D) a guerra hispano-americana em que a Espanha perdeu seus territórios americanos.
(E) a assinatura do Tratado de Maastricht, que criou a União Européia, impedindo a participação da Alemanha.
ALTERNATIVA
Questão 03 – UFU – Em julho de 1936, o general Francisco Franco, sob o pretexto de um avanço comunista, liderou uma revolta militar para derrubar a República, dando início à guerra civil espanhola. Do seu lado estavam a maioria da Igreja Católica e setores da classe média e do Exército. A respeito dessa guerra é correto afirmar que
II- a mais sensível imagem dos horrores da guerra civil espanhola pode ser vista na obra do artista plástico Pablo Picasso, que retratou, em Guernica, toda sua indignação perante o bombardeio alemão à cidade espanhola.
III- com a ajuda militar da Itália e da Alemanha e o apoio da Igreja Católica, o general Franco conseguiu, em 1939, derrubar a resistência republicana, abrindo caminho para a expansão dos regimes totalitários na Europa e instalando na Espanha, uma ditadura que duraria até 1975.
IV- entre os fatores de insatisfação dos setores conservadores, aglutinados no grupo da Falange e liderados por Franco, estava a vitória da coligação da Frente Popular e dos movimentos de esquerda nas eleições de 1936.
Assinale
B) se apenas I, II e III são corretas.
C) se apenas II é correta.
D) se todas são corretas.
E) se apenas II, III e IV são corretas.
ALTERNATIVA
Questão 04 – UERJ –
Em 2007, na Espanha, aprovou-se uma lei que possibilitou indenizar vítimas da Guerra Civil (1936-1939) e do governo de Francisco Franco (1939-1975). A ação retratada na fotografia também é decorrente dessa lei. No contexto das denúncias e apurações acerca dos crimes cometidos pelo governo franquista, a retirada da estátua equestre está associada à seguinte proposta:
(B) reforço da identidade nacional
(C) redistribuição do patrimônio cultural
(D) redimensionamento da memória social
ALTERNATIVA
Questão 05 – UFT – Em julho de 1936, depois de um breve governo popular de Manoel Azaña, que implantou a reforma agrária e aumentou os salários, iniciou-se uma rebelião militar a partir do Marrocos. O país então se envolveu numa guerra civil que durou até 1939 causando um milhão de mortes. Os combates ganharam significado histórico de uma luta entre o fascismo e a democracia. O lado vencedor ficou no poder até 1975. Esses dados históricos estão relacionados à/ao:
(B) Guerra Civil Espanhola, que levou o general Franco ao poder.
(C) Ditatura de Salazar, em Portugal.
(D) Fascismo italiano de Benito Mussolini.
(E) Socialismo russo de Joseph Stálin.
ALTERNATIVA
Questão 06 – FGV-SP – “Ao analisar o mar de contradições em que a Espanha navegava nas primeiras décadas do século [XX], o filósofo e escritor espanhol Ortega y Gasset diagnosticava os problemas de seu país, usando uma metáfora: era a de uma Espanha invertebrada, sem esqueleto, que se fazia necessário tratar.”
(Giselle Beiguelman-Messina, A guerra civil espanhola. 1994)
b) a Espanha é um país com fortes contradições internas, marcado pela crise econômica, pela desigualdade social, por disputas políticas acirradas, por tensões coloniais e nacionalistas, casos do País Basco e da Catalunha, condições que geram a explosão da Guerra Civil, em 1936.
c) a Espanha tem a marca da fragilidade interna, com a grave crise econômica dos inícios do século XX, que empobrece os grandes proprietários nobres e burgueses, representados na República e que, contraditoriamente, solucionam a questão interna das nacionalidades e, externa, das colônias, com acordos em nome da liberdade.
d) o tratamento oferecido pela Monarquia, pelo Exército e pela Igreja é o autoritarismo e a violência, afundando a Espanha em grave crise econômica, o que dá origem à Guerra Civil Espanhola, vitoriosa para os trabalhadores e camponeses, organizados pelos anarquistas, com a ajuda das Brigadas Internacionais.
e) as soluções para os problemas na Espanha estão ligadas à ação dos conservadores que, vitoriosos na Guerra Civil, com a ajuda militar nazifascista, mantêm o poder sobre Marrocos, controlam a Catalunha, e passam a governar atendendo aos principais interesses dos trabalhadores, mantendo a estabilidade econômica.
ALTERNATIVA
Questão 07 – UNESP – Observe a figura.
A Europa já não é a liberdade e a paz, mas a violência e a guerra. Durante a ocupação alemã de Paris, a alguns críticos alemães que virão lhe falar de Guernica, Picasso responderá com amargura: Não fui eu que a fiz, fizeramna vocês.
(Giulio Carlo Argan. Arte moderna, 1992.)
a) à separação entre manifestações artísticas e realidade histórica.
b) ao bombardeio alemão da cidade basca em apoio ao general Franco.
c) aos massacres cometidos pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.
d) à denúncia da anexação do território espanhol pelas tropas nazistas.
e) à aliança dos nazistas com os comunistas no início da Segunda Guerra Mundial.
ALTERNATIVA
Questão 08 – FGV – Sobre a Guerra Civil Espanhola é correto afirmar:
B) representou a repulsa de facções do exército espanhol à política do governo republicano em se aliar a Itália fascista;
C) foi a resposta dos partidos de esquerda e dos sindicatos à tentativa do governo espanhol em restaurar a monarquia constitucional;
D) ocorreu por conta da tentativa das províncias castelhanas de se tornarem independentes;
E) representou, ao seu final, a consolidação do primeiro país de orientação marxista na Europa Ocidental.
ALTERNATIVA
Questão 09 – UECE (adaptada) – A Guerra Civil Espanhola é considerada por muitos autores como um “ensaio para a Segunda Guerra Mundial”. Assinale a alternativa que indica corretamente essa ideia:
b) O conflito político espanhol, ao colocar lado a lado liberais e anarquistas, atestou a possibilidade de união desses grupos contra a expansão da URSS.
c) A intervenção dos fascistas italianos e dos nazistas alemães contra as forças republicanas espanholas serviu de teste para as armas que seriam usadas contra os aliados.
d) A vitória do General Franco serviu para demonstrar a fragilidade das armas e da diplomacia alemã.
e) A adesão dos britânicos ao lado dos anarquistas no conflito foi uma demostração clara do Reino Unido contra as intenções alemãs na Espanha.
ALTERNATIVA
Questão 10 – FUVEST – Em seu famoso painel “Guernica”, Picasso registrou a trágica destruição dessa cidade basca por:
b) republicanos espanhóis apoiados pela União Soviética durante a Guerra Civil.
c) forças do exército francês durante a Primeira Guerra Mundial.
d) tropas do governo espanhol para sufocar a revolta dos separatistas bascos.
e) bombardeio da aviação alemã em apoio ao General Franco contra os republicanos.
ALTERNATIVA
Questão 11 – ENEM – As Brigadas Internacionais foram unidades de combatentes formadas por voluntários de 53 nacionalidades dispostos a lutar em defesa da República espanhola. Estima-se que cerca de 60 mil cidadãos de várias partes do mundo – incluindo 40 brasileiros – tenham se incorporado a essas unidades. Apesar de coordenadas pelos comunistas, as Brigadas contaram com membros socialistas, liberais e de outras correntes político-ideológicas.
SOUZA, I. I. A Guerra Civil Europeia. História Viva, n. 70, 2009 (fragmento).
A perspectiva política comum que promoveu a mobilização descrita foi o(a)
A) crítica ao stalinismo.
B) combate ao fascismo.
C) rejeição ao federalismo.
D) apoio ao corporativismo.
E) adesão ao anarquismo.
ALTERNATIVA
B) consolidou o papel da Liga das Nações como mediadora dos conflitos internacionais.
C) impediu o desenvolvimento de conflitos militares internacionais no continente europeu.
D) isolou politicamente a Espanha das outras nações europeias, com a ascensão franquista.
E) provocou comoção mundial, fortalecendo a necessidade de combate ao fascismo europeu.
ALTERNATIVA
Questão 13 – A Guerra Civil espanhola foi um conflito representativo do mundo entre-guerras. Assinale a afirmativa que apresenta o impacto da Guerra Civil para a ordem internacional nos anos 1930.
(B) A Liga das Nações promoveu uma intervenção militar na Espanha com vistas a pacificar o país.
(C) Os Estados Unidos romperam com sua política isolacionista após o envio de tropas em apoio aos republicanos espanhóis.
(D) A Inglaterra e a França aliaram-se ao Eixo com vistas a evitar a extensão do conflito para outros países do continente.
(E) A polarização na Espanha entre a esquerda e a direita nacionalista, de inspiração fascista, resultou no apoio militar da Itália e da Alemanha aos franquistas.
ALTERNATIVA
Questão 14 – UNIFENAS – O conflito teve início em 1936 e é considerado um grande ensaio, uma antecipação terrível do que ocorreria na Segunda Guerra Mundial (1939-1945). De um lado, as forças nacionalistas do General Franco, apoiadas por Hitler e Mussolini. Do outro lado, os republicanos apoiados pela União Soviética. O resultado foi a vitória do Totalitarismo nazifascista numa ditadura que perdurou quase 40 anos.
b) Guerra Fria.
c) Guerra Civil Espanhola.
d) Revolução dos Cravos.
e) Primavera de Praga.
ALTERNATIVA
ALTERNATIVA