Exercícios de Geografia sobre Globalização – ENEM

QUESTÃO 1  – A globalização é um processo contínuo de integração, em especial, econômica do globo. Para tal, torna-se necessário a disponibilidade de ferramentas que permitem a organização das redes e dos fluxos entre as diferentes regiões do mundo. Desse modo, pode-se apontar que a globalização está amparada no
A) protecionismo econômico praticado pelos países desenvolvidos.
B) desenvolvimento dos meios de transporte e de comunicação.
C) emprego de técnicas tradicionais de produção, como o fordismo.
D) comprometimento com o desenvolvimento sustentável das nações.
E) processo industrial altamente concentrado nos países emergentes.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA – Letra  B. A globalização é um processo de integração econômica e social que necessita de uma rede de ligações entre os diferentes pontos do globo. Desse modo, para que haja uma troca de bens e serviços em nível mundial, torna-se necessário o desenvolvimento de redes de transporte e comunicação que permitam a circulação desses fluxos.

QUESTÃO 2  – As atividades industriais da globalização estão extremamente internacionalizadas e são baseadas em ferramentas tecnológicas de produção e comercialização. Sendo assim, destacam-se, no processo de globalização, as empresas ligadas à
A) produção de conhecimento, como as de informática.
B) exploração de bens primários, como as madeireiras.
C) atividade de produção artesanal, como as têxteis.
D) alta exploração dos trabalhadores, como as de base.
E) extração de minerais metálicos, como as mineradoras.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA Letra  A. A globalização é marcada pelo desenvolvimento do chamado período técnico-científico-informacional, marcado pelo incremento da técnica no desenvolvimento das atividades produtivas. Sendo assim, as principais indústrias desse período estão relacionadas ao desenvolvimento tecnológico, como as de informática.

QUESTÃO 3   – Com relação ao espaço mundial, o processo de globalização provoca uma homogeneização da produção e do consumo em nível global, porém esse processo não é uniforme em todo o planeta. Desse modo, pode-se afirmar que a globalização resultou na
A) melhoria da qualidade de vida das populações periféricas.
B) utilização de mão de obra com baixa qualificação profissional.
C) acentuação da desigualdade social entre diferentes regiões.
D) diminuição dos impactos ambientais gerados no globo.
E) centralização econômica dos governos neoliberais.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA Letra  C. A globalização não atua de maneira uniforme em todas as regiões do globo. Na verdade, em razão da indisponibilidade de redes de transporte e comunicação adequadas, assim como de meios de desenvolvimento econômico, muitas regiões ficam à margem desse processo. Nesse contexto, fala-se em fragmentação do espaço mundial, ou seja, na acentuação das desigualdades econômicas e regionais entre diferentes regiões do globo.

QUESTÃO 4  – A globalização provocou profundas mudanças nos sistemas globais de produção. É uma característica desse sistema a
A) fragmentação da produção industrial.
B) utilização de mão de obra braçal.
C) existência de grandes estoques de produtos.
D) concentração das unidades fabris.
E) baixa qualificação técnica do trabalhador.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA Letra  A. A principal característica das indústrias globalizadas é a fragmentação da produção. Por meio dessa estratégia, as indústrias conseguem usufruir dos melhores fatores locacionais de produção e, por consequência, diminuir os seus custos de operação.

QUESTÃO 5  – Nos últimos anos, a globalização provocou uma mudança na distribuição espacial industrial, por meio da valorização da
A) disponibilidade de mão de obra.
B) exploração de matérias-primas.
C) presença de jazidas minerais.
D) existência de redes de circulação.
E) adoção de políticas protecionistas.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA Letra  D. Com o advento da globalização, as indústrias procuram como principal fator locacional a existência de uma rede de circulação bem estabelecida, em especial, redes de transporte e comunicação. Desse modo, elementos como matéria-prima e mercado consumidor se tornam secundários.




QUESTÃO 6  – A globalização não ficou restrita apenas ao meio urbano, sendo amplamente encorajada no meio rural, em especial, por meio da integração das cadeias produtivas de alimentos aos consumidores, em nível regional e global. No meio rural, com o advento da globalização, as práticas agrícolas foram transformadas por meio do
A) desenvolvimento de técnicas agroecológicas no campo.
B) fomento para as produções agrícolas de subsistência.
C) incentivo produtivo voltado para o mercado local.
D) emprego de ferramentas de monitoramento da produção.
E) poder estatal na centralização da produção agrícola.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA Letra  D. No meio rural, a globalização impactou os processos produtivos, em especial, pela adoção de novas formas de produção, baseadas na mecanização das lavouras, na ampla utilização de insumos e também no emprego de alta tecnologia, como mecanismos de monitoração da produção agrícola.

QUESTÃO 7  – Na atualidade, a emergência das questões ambientais gera intensos debates entre os representantes dos países assim como na sociedade civil. O processo de globalização, como indutor de transformações na superfície terrestre, contribui para o aumento dos impactos ambientais gerados pelas atividades humanas. Um exemplo de impacto ambiental provocado pelo aumento das redes e fluxos típicos da globalização é o
A) estabelecimento de acordos comerciais entre ao países do globo.
B) acordo das nações desenvolvidas para o desenvolvimento agrário.
C) crescimento das emissões de poluentes das redes de transporte.
D) planejamento urbano baseado nos fluxos das grandes cidades.
E) aumento da produção de veículos movidos a eletricidade.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA Letra  C. A ampla utilização dos diferentes meios de transportes, em razão do aumento das trocas comerciais em nível global, elevou os níveis de poluentes na atmosfera.

QUESTÃO 8  – No contexto da globalização, uma das principais estratégias adotadas pelo países do globo é a participação em blocos econômicos, com o objetivo da integrar economicamente os países-membros e fomentar a circulação de bens e capitais. No caso do Brasil, o país participa de um bloco econômico chamado:
A) Alca
B) União Europeia
C) Opep
D) Mercosul
E) União Ibérica
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA Letra D. O Brasil participa do Mercosul. O chamado Mercado Comum do Sul é um bloco econômico formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai e é responsável pela grande comercialização de mercadorias entre os países-membros.

QUESTÃO 9  – Um carro esportivo é financiado pelo Japão, projetado na Itália e montado em Indiana, México e França, usando os mais avançados componentes eletrônicos, que foram inventados em Nova Jérsei e fabricados na Coreia. A campanha publicitária é desenvolvida na Inglaterra, filmada no Canadá, a edição e as cópias, feitas em Nova York para serem veiculadas no mundo todo. Teias globais disfarçam-se com o uniforme nacional que lhes for mais conveniente.
REICH, R. O trabalho das nações: preparando-nos para o capitalismo no século XXI. São Paulo: Educator, 1994 (adaptado).
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA

A viabilidade do processo de produção ilustrado pelo texto pressupõe o uso de
A) linhas de montagem e formação de estoques.
B) empresas burocráticas e mão de obra barata.
C) controle estatal e infraestrutura consolidada.
D) organização em rede e tecnologia de informação.
E) gestão centralizada e protecionismo econômico.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA Letra  D. A principal característica dos processos produtivos na globalização é a organização em rede. Esse tipo de organização facilita as trocas comerciais, diminui os custos de produção e é desenvolvido por meio do emprego de ferramentas de tecnologia da informação.

QUESTÃO 10 – Não acho que seja possível identificar a globalização apenas com a criação de uma economia global, embora este seja seu ponto focal e sua característica mais óbvia. Precisamos olhar além da economia. Antes de tudo, a globalização depende da eliminação de obstáculos técnicos, não de obstáculos econômicos. Isso tornou possível organizar a produção, e não apenas o comércio, em escala internacional. HOBSBAWM, E. O novo século: entrevista a Antonio Polito. São Paulo: Cia. das Letras, 2000 (adaptado).
Um fator essencial para a organização da produção, na conjuntura destacada no texto, é a
A) criação de uniões aduaneiras.
B) difusão de padrões culturais.
C) melhoria na infraestrutura de transportes.
D) supressão das barreiras para comercialização.
E) organização de regras nas relações internacionais.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA Letra  C. A globalização é sustentada por uma rede de fluxos de bens e serviços. Desse modo, a infraestrutura de comunicação e de transporte é fundamental para o seu desenvolvimento.

QUESTÃO 11 –   Sozinho vai descobrindo o caminho/ O rádio fez assim com seu avô/ Rodovia, hidrovia, ferrovia/ E agora chegando a infovia/ Para alegria de todo o interior.
GIL, G. Banda larga cordel. Disponível em: www.uol.vagalume.com.br. Acesso em: 16 abr. 2010 (fragmento).
O trecho da canção faz referência a uma das dinâmicas centrais da globalização, diretamente associada ao processo de
A) evolução da tecnologia da informação.
B) expansão das empresas transnacionais.
C) ampliação dos protecionismos alfandegários.
D) expansão das áreas urbanas do interior.
E) evolução dos fluxos populacionais.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA

Letra  A. O crescimento do processo de globalização está ligado ao chamado período técnico-científico-informacional. Sendo assim, a operacionalização das redes e dos fluxos da globalização é baseada no emprego da técnica, com destaque para as tecnologias de informação.




QUESTÃO 12  –  No final do século XX e em razão dos avanços da ciência, produziu-se um sistema presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema uma presença planetária. Um mercado que utiliza esse sistema de técnicas avançadas resulta nessa globalização perversa. SANTOS, M. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record, 2008 (adaptado). Uma consequência para o setor produtivo e outra para o mundo do trabalho advindas das transformações citadas no texto estão presentes, respectivamente, em:
A) Eliminação das vantagens locacionais e ampliação da legislação laboral.
B) Limitação dos fluxos logísticos e fortalecimento de associações sindicais.
C) Diminuição dos investimentos industriais e desvalorização dos postos qualificados.
D) Concentração das áreas manufatureiras e redução da jornada semanal.
E) Automatização dos processos fabris e aumento dos níveis de desemprego.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA Letra  E. O advento da globalização resultou em transformações estruturais nas linhas de produção, com destaque para a automatização dos processos produtivos. Esse cenário resultou no chamado desemprego estrutural, gerado pela substituição da mão de obra humana por máquinas e equipamentos.