ALTERNATIVA C
Questão 02 – UFT – Foi um período marcado pela busca de construções de regras disciplinares que normatizavam as fábricas, os lares, os espaços coletivos e, principalmente, os operários de orientações anarquistas. É CORRETO afirmar que esse período se refere:
B) Às Revoluções Nativistas.
C) Aos anos iniciais do Período Joanino.
D) Aos anos finais do Período Pombalino.
E) Aos anos iniciais da Primeira República.
ALTERNATIVA E
Questão 03 – CEFET-MG – “Análises recentes das sucessões presidenciais na Primeira República (1889-1930) mostram que a famosa aliança entre Minas Gerais e São Paulo, chamada de política do ‘café com leite’, não controlou de forma exclusiva o poder republicano. Havia outros quatro estados, pelo menos, com acentuada importância no cenário político: Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco.”
a) controlou o resultado das eleições por meio do pacto estabelecido entre diferentes estados.
b) incentivou práticas sociais de mobilização dos trabalhadores em torno das revoltas urbanas.
c) revelou a livre participação dos cidadãos brasileiros na escolha de seus representantes na presidência.
d) apresentou características democráticas com a divisão igualitária do poder entre as elites regionais.
ALTERNATIVA A
ALTERNATIVA D
Questão 05 – CEFET-MG – Sobre a economia na Primeira República, assinale (V) para as verdadeiras ou (F) para as falsas.
( ) Os primeiros governos republicanos estimularam a indústria de base.
( ) Os lucros do café impulsionaram a industrialização brasileira.
( ) Os governos adotaram a política de valorização cambial.
A sequência correta encontrada é
a) V V F V.
b) V F F V.
c) V F V F.
d) F V V F.
ALTERNATIVA C
ALTERNATIVA E
ALTERNATIVA A
Questão 08 – PUCRS – INSTRUÇÃO: Para responder à questão 08, leia as informações a seguir e relacione os movimentos sociais (Coluna 1) e as respectivas características (Coluna 2), numerando os parênteses. A Primeira República (1889-1930) foi marcada pela instabilidade política e econômica. Com práticas autoritárias, esse novo regime político propunha uma modernização conservadora, sem participação popular. Nesse contexto, eclodiram conflitos em diferentes pontos do território nacional, como os referidos a seguir.
2. Guerra de Canudos
3. Revolta da Vacina
4. Revolta da Chibata
5. Guerra do ContestadoColuna 2
( ) Levante contra o autoritarismo da polícia sanitária e o despejo da população pobre dos cortiços do centro do Rio de Janeiro.
( ) Luta dos camponeses pobres pela posse de terras na fronteira entre Santa Catarina e Paraná, liderado pelo monge João Maria.
( ) Levante da Marinha contra o autoritarismo de Floriano Peixoto e contra a forte presença do Exército no governo.
( ) Luta dos camponeses pobres do sertão da Bahia, liderados por Antonio Conselheiro, contra o autoritarismo republicano e contra os interesses dos grande proprietários de terra.
A) 1, 3, 2, 4, 5
B) 1, 2, 5, 1, 3
C) 2, 3, 1, 5, 4
D) 3, 5, 1, 2, 4
E) 4, 3, 5, 1, 2
ALTERNATIVA E
Questão 09 – CEFET-MG – São características marcantes do cenário sociopolítico da Primeira República no Brasil (1889-1930), EXCETO a
b) constituição de partidos republicanos regionais, que decidiam os destinos da política brasileira.
c) concentração de poder nos chefes políticos locais, que controlavam os eleitores em sua área de influência.
d) presença de um pacto entre governos federal e estaduais, que foi denominado política dos governadores.
ALTERNATIVA A
Questão 10 – FUVEST – Seria muito difícil prever, no início de 1929, que, após a presidência relativamente tranquila de Washington Luís, surgiria uma forte cisão entre as elites dos grandes Estados. Mais ainda, que essa cisão acabaria por levar ao fim da Primeira República.
a) o triunfo do movimento tenentista liderado por Luís Carlos Prestes, que, ao propor uma reforma agrária em todo o país, chocouͲse com os interesses fundiários dos proprietários do Rio Grande do Sul, que acabaram por apoiar o golpe de Getúlio Vargas.
b) os interesses imperialistas dos Estados Unidos, país que estava em grandes dificuldades em decorrência da crise econômica de 1929, e que via, no Brasil, um potencial mercado consumidor para suas manufaturas.
c) as desavenças políticas entre oligarquias de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul, de um lado, e o presidente Washington Luís, paulista, de outro, que insistiu na candidatura à sua sucessão de outro paulista, Júlio Prestes.
d) uma sucessão de golpes contra governadores provinciais e de assassinatos de candidatos presidenciais comunistas e socialistas, o que criou um temor entre oligarquias regionais de uma intervenção soviética no Brasil.
e) a instabilidade social ocasionada pela transição do trabalho escravo ao trabalho assalariado, que criou em várias das principais cidades do país um persistente clima de insegurança que cada vez mais levava a motins e rebeliões populares.
ALTERNATIVA C
Questão 11 – CEDAF – UFV – “A república foi proclamada. Mas, não bastava a força para sustentar o novo regime. Era preciso persuadir a sociedade. Para isso, os republicanos tiveram que formular símbolos, imagens, rituais que mostrassem à sociedade a legitimidade do novo regime político. Estes símbolos deveriam marcar também as diferenças entre a república e a monarquia, comprovando as vantagens da primeira sobre a segunda.”
a) fazer propaganda em favor do retorno da escravidão e da forma de governo monárquica.
b) inventar um ambiente de guerra no país para posteriormente entregar o poder aos militares.
c) convencer a sociedade sobre a necessidade de uma mentalidade comunista para o progresso.
d) criar um sentimento coletivo de identificação com uma nação moderna frente ao antigo modelo.
ALTERNATIVA D
Questão 12 – ENEM – O coronelismo era fruto de alteração na relação de forças entre os proprietários rurais e o governo, e significava o fortalecimento do poder do Estado antes que o predomínio do coronel. Nessa concepção, o coronelismo é, então, um sistema político nacional, com base em barganhas entre o governo e os coronéis. O coronel tem o controle dos cargos públicos, desde o delegado de polícia até a professora primária. O coronel hipoteca seu apoio ao governo, sobretudo na forma de voto.
A) coação das milícias locais.
B) estagnação da dinâmica urbana.
C) valorização do proselitismo partidário.
D) disseminação de práticas clientelistas.
E) centralização de decisões administrativas.
ALTERNATIVA D
Questão 13 – PUC-RIO – Durante a Primeira República (1889-1930), houve, na sociedade brasileira, revoltas que, a despeito das diferenças, expressaram a insatisfação e a crítica de grupos populares quanto aos mecanismos de exclusão social e política e às estratégias de expansão dos interesses oligárquicos, então vigentes.
b) Revolta Federalista e Guerra do Contestado;
c) Revolta da Vacina e Revolta da Armada;
d) Revolta da Chibata e Revolta Federalista;
e) Guerra do Contestado e Revolta da Armada.
ALTERNATIVA A
ALTERNATIVA B
ALTERNATIVA A