Exercícios sobre o Governo Juscelino Kubitschek III

Questão 01 – “Nem tudo eram flores no período de Juscelino. Os problemas maiores se concentraram nas áreas interligadas do comércio exterior e das finanças do governo”.
Boris Fausto. História do Brasil. 13ª ed. São Paulo: EDUSP, 2009, p.432
Dentre os problemas enfrentados pelo governo Juscelino Kubitschek (1956-1961)
a) estavam as oposições de setores da elite conservadora, avessa às Reformas de Base propostas pelo presidente, impedindo um amplo projeto de modernizações para o país.
b) estavam os altos gastos governamentais para sustentar o programa de industrialização e a construção de Brasília, resultando em crescentes déficits do orçamento federal.
c) estava a oposição das Forças Armadas, capitaneadas pelo marechal Henrique Lott, contribuindo para a instabilidade política que ameaçou a continuidade democrática.
d) estava a aquisição de empréstimos externos, resultando na dependência em relação ao FMI e a adoção de medidas impostas por esse órgão, como o congelamento salarial.
e) estava a austeridade fiscal e o descontrole inflacionário, resultando em uma política de juros altos e liberalização do câmbio, manobras nacionalistas que surtiram efeito imediato.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA B

Questão 02 – FATEC – A escritora Zélia Gattai, em seu livro “Chão de meninos”, narra que acompanhou a visita dos filósofos franceses Simone de Beauvoir e Jean-Paul Sartre ao Brasil, em 1960. Segundo a escritora, naquela época, ainda havia fotos da seleção de futebol vitoriosa na Copa do Mundo de 1958 espalhadas nas casas, nos botequins e restaurantes por onde os visitantes passaram. Sinal de orgulho para os brasileiros! Naquele momento, afirma Gattai: “vivíamos a euforia da vitória, que coroava o clima de entusiasmo e de otimismo criado pelas realizações do governo democrático e progressista de Kubitschek”.
Refletindo sobre as informações apresentadas, é correto concluir que o governo mencionado
a) manteve-se alinhado ao bloco soviético e, por isso, incentivava esportes como o futebol.
b) pretendia modernizar o Brasil por meio do plano de metas e do desenvolvimentismo.
c) desagradava a população brasileira devido ao seu alinhamento ao regime militar.
d) obteve apoio da população, mesmo sem ter sido instaurado por meio de eleições.
e) realizou uma festa para comemorar a vitória da seleção na nova capital, Brasília.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA B

Questão 03 – UNITAU – O Plano de Metas do governo desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek constituía-se de uma série de programas setoriais e priorizava investimentos destinados à execução de obras e à expansão e implantação de indústrias e serviços fundamentais ao progresso do país. Seus 31 objetivos foram divididos em cinco áreas de atuação básica, quais sejam:
a) energia, transportes, saúde, educação e alimentação.
b) alimentação, transportes, meio ambiente, energia e educação.
c) transportes, energia, educação, alimentação e industrialização.
d) industrialização, urbanização, transportes, energia e educação.
e) transportes, educação, alimentação, industrialização e saneamento básico.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA C

Questão 04 – FACASPER – “O governo de Juscelino Kubitschek ficou associado à instalação da indústria automobilística no País. Isso não quer dizer que antes dele não tivessem existido montadoras e fábricas de autopeças no Brasil. Suas proporções eram, porém, limitadas. A empresa nacional mais importante era a Fábrica Nacional de Motores (FNM), instalada em 1942 como sociedade de economia mista em que o Estado tinha o controle acionário. A FNM foi criada com o objetivo não alcançado de fabricar motores de avião. A partir de 1946 começou a produzir tratores e, em 1952, caminhões, com um índice de nacionalização de 35% do peso do veículo”.
(Boris Fausto. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 1995).
É correto afirmar que a política industrial do governo de Juscelino Kubitschek, com base na indústria automobilística, efetivou-se:
a) por meio de um equilíbrio no balanço de pagamento do país, que foi rompido somente em 1961, em virtude da posse do presidente João Goulart e da retração do capital estrangeiro.
b) com apoio maciço das grandes montadoras nacionais da época, maiores interessadas em tal política.
c) mesmo não priorizando políticas voltadas ao transporte público de massa.
d) com dificuldades advindas da ausência de montadoras estrangeiras interessadas em investir no mercado consumidor brasileiro.
e) graças aos lucros provenientes da indústria ferroviária e aeronáutica nacionais, que permitiram a diversificação da economia brasileira.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA C

Questão 05 – FACASPER – “Foi principalmente no governo JK que começou a ganhar evidência um dos mais novos atores na cena política brasileira, o campesinato. Até então restritos ao interior das propriedades, sujeitos à dominação dos grandes senhores, os camponeses começaram a se mobilizar, e a se organizar, lutando por direitos e por terra. É certo que esse processo se iniciou bem anteriormente, pelo menos nos anos 1940. Contudo, foi apenas na segunda metade da década de 1950 que passou a ter maior visibilidade, ocupando as primeiras páginas dos jornais, impondo-se ao debate político, projetando os camponeses nas cidades, nos centros de tomadas de decisão”.
(Mario Grynszpan, “O Brasil de JK – Movimentos sociais no campo”)
Fatores diretamente ligados à emergência do campesinato como ator político durante o governo de Juscelino Kubitschek são:
a) o surgimento do agronegócio no Brasil e a brutal redução da dívida externa nacional.
b) a persistência residual da escravidão no campo e o aumento da imigração estrangeira para as cidades.
c) a extensão do desenvolvimento industrial ao campo e o surgimento do MST.
d) a reversão do fluxo migratório tradicionalmente voltado às cidades e a difusão da chamada Teologia da Libertação.
e) o surgimento das chamadas ligas camponesas, cujo principal líder foi o pernambucano Francisco Julião, e a criação da SUDENE.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA E

Questão 06 – UCPEL – Em 1955, Juscelino Kubitschek foi eleito presidente do Brasil e prometeu uma gestão desenvolvimentista sob o slogan “cinquenta anos em cinco”. Esse projeto de governo foi denominado Plano
a) Brasília.
b) Salte.
c) das Reformas de Base.
d) de Metas.
e) de Desenvolvimento Econômico.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA D

Questão 07 – UNIFOR – O Governo de Juscelino Kubitschek (JK) inaugurou a fase desenvolvimentista no Brasil ao estabelecer o Plano de Metas. O Plano foi consolidado originalmente num conjunto de 30 objetivos a serem alcançados em diversos setores da economia, e posteriormente foi incorporada uma meta-síntese: a construção de Brasília e a transferência da capital federal. Com relação ao Plano de Metas assinale a alternativa INCORRETA.
a) Os setores que mais recursos receberam foram energia, transportes e indústrias de base.
b) Entre as metas do Plano estava a criação da Petrobrás e da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).
c) Apesar de não receber muita atenção, o setor de educação também era contemplado no Plano de Metas proposto por JK.
d) A presença do capital de origem estrangeira foi fundamental para a execução de investimentos previstos no Plano de Metas.
e) O Plano foi bem sucedido no desenvolvimento dos setores produtores de bens de capital e de bens de consumo duráveis.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA B

Questão 08 – UNEMAT – Do ponto de vista sócio-político e econômico, assinale a alternativa que representa corretamente o período presidencial de Juscelino Kubitschek.
a) A indústria que menos cresceu foi a automobilística, resultado da retração do ingresso de capitais estrangeiros no Brasil.
b) Mesmo com o grande volume de recursos aplicados no Programa de Metas, o governo Kubitschek não teve problemas de déficits do orçamento federal.
c) Apesar das tensas relações entre o Brasil e o FMI, o presidente Kubitschek optou por não romper com o Fundo Monetário Internacional.
d) Dois importantes partidos apoiaram, no Congresso Nacional, os projetos do governo de Juscelino Kubitschek, o PSD e o PTB.
e) Os índices de crescimento e desenvolvimento econômico, durante o governo JK, inibiram o movimento sindical que não conseguiu organizar sequer uma greve dos trabalhadores.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA D

Questão 09 – CESGRANRIO – “Foi o melhor dos tempos. Foi o pior dos tempos. A era da sabedoria. A era da tolice. Foi a primavera da esperança. Foi o inverno do desespero. Tínhamos tudo diante de nós. E nada tínhamos diante de nós. Caminhávamos todos rumo ao paraíso. Ou direto para o inferno.” A nenhum outro período da História brasileira as palavras de Charles Dickens se aplicam com tamanha propriedade quanto ao governo de Juscelino Kubitschek de Oliveira, (…) Leandro Loyola e Thomas Traumann in Revista Época n. 399, 03 jan.1996.
Das afirmativas abaixo, assinale a que ilustra corretamente o governo Kubitschek (1956-1961).
a) A política de não-alinhamento e o conseqüente rompimento com o FMI levaram o Governo JK a uma espiral inflacionária, que só foi contida com a execução do Plano SALTE.
b) Seguidor da política econômica nacionalista de Vargas, JK estimulou o empresariado internacional a investir no mercado interno como forma de combater a concentração de renda.
c) Em plena Guerra Fria, o governo JK perdeu apoio quando condecorou Che Guevara, um dos líderes da Revolução Cubana, e defendeu o reatamento das relações diplomáticas com a China.
d) Enquanto o programa de desenvolvimento econômico proposto por JK e apoiado pelo capital internacional impulsionou a industrialização brasileira, o êxodo rural avançava em direção ao centro-sul, aumentando a pobreza nos grandes centros urbanos.
e) Ao enfatizar o setor de produção de bens de consumo duráveis, o governo JK procurou mobilizar a população excludente graças à expansão do crédito direto ao consumidor, o que garantiria um aumento do mercado nacional.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA D

Questão 10 – UEL – A construção da cidade de Brasília fez parte do processo desenvolvimentista dos anos 1950 liderado pelo presidente Juscelino Kubitschek e seu vice, João Goulart. O projeto modernizante de JK assentava-se na política do “50 anos em 5”, que preconizava, entre outras coisas, dotar o país de uma infraestrutura suficiente para sustentar a industrialização. Com base nos conhecimentos sobre a política econômica desse período histórico brasileiro, assinale a alternativa correta.
a) Disseminou o ensino técnico para todas as regiões do país, por meio dos institutos técnicos federais.
b) Expandiu a construção de usinas hidrelétricas e abasteceu de energia o setor produtivo.
c) Implantou a SUDAM, que realizou a modernização e a transformação da região amazônica.
d) Priorizou a importação de veículos automotores para o país se inserir no mercado internacional.
e) Privatizou a Companhia Siderúrgica Nacional, com a abertura do seu capital para investidores estrangeiros.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA E




Questão 11 – ADVISE – O governo de Juscelino Kubistchek (1956-1960) elegeu cinco grandes áreas para receber investimento: energia, transporte, indústria, alimentação e educação. Este conjunto de medidas recebeu o nome de:
A) Reformas de base.
B) Reformas trabalhistas.
C) New Deal.
D) Portal de acordos.
E) Plano de metas.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA B

Questão 12 – FUVEST – O desenvolvimento do governo de Juscelino Kubitschek, que se traduziu no Plano de Metas, foi realizado com:
a) imensas dificuldades porque não previa a utilização de investimentos estatais.
b) consideráveis investimentos da Comunidade Europeia e dos países asiáticos.
c) grandes investimentos do Estado e entrada maciça de capital estrangeiro.
d) investimentos particulares nos serviços públicos e privatização das empresas estatais.
e) imposição de restrições nas atividades políticas e implantação da reserva de mercado para as empresas nacionais.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA C

Questão 13 – FAMP – Leia a seguir.
[…] foi eleito presidente da República em 1955, juntamente com o vice-presidente João Goulart. Nos primeiros anos do pleito, após a situação política ter tomado seus caminhos (tentativa de golpe da União Democrática Nacional (UDN) e dos militares), rapidamente colocou em ação o Plano de Metas […]. (
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br)
Essa descrição do excerto acima se refere ao seguinte ex-presidente do Brasil. Aponte-o.
a) Juscelino Kubitschek.
b) Jânio Quadros.
c) Ranieri Mazzilli.
d) Humberto Castelo Branco.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA A

Questão 14 – Mackenzie-SP  – A respeito do governo Juscelino Kubitschek, assinale a alternativa correta.
a) O setor agrícola sofreu grande impulso econômico, fixando o trabalhador no campo e detendo o êxodo rural.
b) A Operação Panamericana (OPA), proposta por Kubitschek, recebeu, na época, total apoio dos E.U.A.
c) O Fundo Monetário Internacional deu total sustentação ao governo de Kubitschek, sem impor sacrifícios à política econômica desenvolvimentista.
d) O extraordinário crescimento econômico do período anulou as diferenças regionais no país e não concentrou a renda.
e) A política desenvolvimentista apoiava-se nos investimentos diretos estrangeiros, nos empréstimos externos e nas emissões, tendo o Estado como promotor do crescimento econômico.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA E

Questão 15 – Unifor-CE  – A política econômica do presidente Juscelino Kubitschek (1956-1960) caracterizou-se pelo
a) nacionalismo, alicerçado na política protecionista do comércio e no Estado democrático de direito.
b) neoliberalismo, alicerçado na diminuição do Estado e na desregulamentação dos direitos e garantias sociais.
c) desenvolvimentismo, alicerçado no estímulo do Estado à economia e favorecimento aos investimentos estrangeiros.
d) liberalismo, alicerçado na abertura do mercado externo e no alinhamento incondicional à estratégia norte-americana da Guerra Fria.
e) populismo, alicerçado na aliança política entre o governo e os trabalhadores e no Estado como principal agente do desenvolvimento.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA C

Questão 16 – CEFET-MG – “Os anos JK, como se tornaram conhecidos, foram anos de otimismo. O presidente irradiava simpatia, a ‘bossa-nova’ surgiu na música brasileira, tornando-se, pouco a pouco, conhecida em todo o mundo.”
SCHWARCZ, Lilia Moritz. Olhando para dentro: 1930-1964. Rio de Janeiro: Ed. Objetiva, 2012, p. 115.
O referido período da história do Brasil caracterizou-se pela
a) política externa imparcial.
b) economia nacional neoliberal.
c) cultura oligárquica excludente.
d) sociedade reformista igualitária.
e) experiência eleitoral democrática.

VER RESPOSTA

ALTERNATIVA E