Questão 01 – UEM – Sobre as matas de Araucária, assinale o que for correto.
A) No estado do Paraná, ainda ocupam extensas áreas de solos orgânicos e de terra roxa no planalto de Guarapuava.
B) O pinheiro-do-paraná é, atualmente, a principal matéria-prima da produção de papel, nos três estados do Sul do Brasil.
C) Na porção norte do estado do Paraná, associam-se aos fundos de vale dos grandes rios, mais sombreados e frescos.
D) O pinho é uma madeira muito resistente, sendo um dos principais produtos de exportação do Paraná.
E) O pinhão é um produto extrativo natural dessa formação, sendo a gralha azul um elemento dispersor das sementes das araucárias.
Questão 02 – UEM/CVU – No que se refere à Mata das Araucárias, formação vegetal típica do Paraná, assinale o que for correto.
01) O pinheiro, árvore símbolo do domínio das Araucárias, só se desenvolve no Paraná, não sendo encontrado em nenhum outro Estado. Altitude e características físicas do solo justificam a sua adaptação ao território paranaense.
02) Os capões de araucárias, manchas florestadas que assumem a forma circular, são originados pela ação da gralha azul, ave da família dos corvídeos que transporta os pinhões, contribuindo com sua semeadura nas áreas campestres. 04) Na área onde ocorre a Mata das Araucárias, as condições climáticas, principalmente a amplitude térmica anual relativamente elevada, funcionam como fatores limitantes. Por isso a biodiversidade nesse ecossistema é menor do que nas florestas tropicais e equatoriais.
08) A devastação da Mata das Araucárias teve início com a colonização alemã e italiana, ainda no século XIX. Os colonos utilizavam a madeira para construção de casas e móveis e também desmatavam pequenos trechos para a prática da policultura de alimentos.
16) Atualmente, a indústria madeireira instalada no Paraná, que dependia das Matas de Araucárias para seu suprimento de matérias-primas, alimenta-se sobretudo de florestas plantadas de pinus e eucalipto.
VER RESPOSTA
ALTERNATIVA Resposta: 30 (02-04-08-16)
Questão 03 – ENEM 2011
Disponível em http://www-ta-bugio.org.br. Acesso em: 28 jul 2010.
A imagem retrata a araucária, árvore que faz parte de um importante bioma brasileiro que, no entanto, já foi bastante degradado pela ocupação humana. Uma das formas de intervenção humana relacionada à degradação desse bioma foi
a) o avanço do extrativismo de minerais metálicos voltados para a exportação na região Sudeste.
b) a contínua ocupação agrícola intensiva de grãos na região Centro-Oeste do Brasil.
c) o processo de desmatamento motivado pela expansão da atividade canavieira no Nordeste brasileiro.
d) o avanço da indústria de papel e celulose a partir da exploração da maneira, extraída principalmente no Sul do Brasil.
e) o adensamento do processo de favelização sobre áreas da Serra do Mar na região Sudeste.
Questão 04 – FCC – São características da mata das Araucárias:
(A) É encontrada ao longo dos vales fluviais e é condicionada a suportar as condições de solo alagado, pelo menos durante a estação chuvosa; tem sido reduzida por desmatamento nos últimos 150 anos, devido à qualidade de sua madeira. (B) É um tipo de floresta temperada com diferentes formações vegetais: árvores que perdem as folhas e árvores com folhas perenes; desde o período colonial, seu aproveitamento econômico é associado à produção de lenha como fonte de energia.
(C) Depende da constante umidade para se manter; além dos pinheiros é comum a existência de estratos baixos com vários tipos de capins; sofreu intenso desmatamento devido à expansão das culturas comerciais de cana e grãos.
(D) Aparece no Sul e Sudeste e assume fisionomias distintas: nas planícies é heterogênea, com os pinheiros associados a arbustos, mas nas encostas serranas é homogênea, com predomínio dos pinheiros; tem sido poupada devido a instalação de Unidades de Conservação.
(E) Ocorre em locais que possuem clima úmido e temperaturas amenas; é um tipo de mata mista com dois estratos diferentes; intensamente devastada desde o século XIX, principalmente pelos imigrantes, atualmente resta menos de 5% da mata original.
Questão 05 – A vegetação brasileira, com espécie de conífera tipicamente sul-americana, é encontrada na(o) a) Mata Atlântica.
b) Manguezais.
c) Mata dos Cocais.
d) Araucária.
e) Cerrado.
Questão 06 – A Mata de Araucárias ou Mata dos Pinhais dominava vastas extensões da região sul e sudeste do Brasil. São características desse bioma, EXCETO:
a) ser constituído por floresta pluvial subtropical.
b) ocorrer originalmente em terrenos de altitudes médias a elevadas nos planaltos e serras.
c) sua espécie predominante ser conhecida como pinheiro-do-paraná.
d) apresentar folhas aciculifoliadas.
e) ser constituído por vegetação estacional, predominantemente arbustiva.
Questão 07 – Após a análise da figura apresentada é possível inferir que se trata do seguinte bioma:
A) Floresta Equatorial.
B) Cerrado.
C) Mata da Araucária.
D) Mata Atlântica.
E) Caatinga.
Questão 08 – CONSULPLAN – A vegetação de um lugar qualquer reflete a inter-relação existente entre diversos fatores físicos tais como: as condições do relevo, quanto à forma da altitude, do clima, principalmente a combinação da temperatura e umidade, e do solo. A seguir é descrita as características de um tipo de vegetação predominante no Brasil: “difere muito das demais florestas brasileiras, típica do Planalto Meridional, onde devido ao clima subtropical vai destacar o pinheiro do Paraná, associado a outras vegetações como a erva mate e a imbuia. Por ser uma floresta mais homogênea e de fácil acesso, formada predominantemente pelo pinheiro do Paraná, árvore muito procurada tanto para a fabricação de móveis, papel e celulose e até mesmo casas, a mesma foi muito explorada. Atualmente restam poucas áreas dessa floresta realmente intacta”. A vegetação retratada anteriormente é:
A) Mata Galeria.
B) Mata Atlântica.
C) Mata dos Cocais.
D) Mata da Araucária.
E) Floresta Amazônica.
VER RESPOSTA
ALTERNATIVA D
Questão 09 – UFF – A Mata das Araucárias cobria, nas primeiras décadas do século XX, quase todo o território dos estados do Paraná e de Santa Catarina, além de boa parte do estado do Rio Grande do Sul. Hoje, essa vegetação original está reduzida a, apenas, 20% da sua extensão. Identifique a opção que explica essa brutal redução.
(A) A densa e veloz urbanização regional que provocou o desmatamento das áreas de araucária para dar lugar aos atuais subúrbios metropolitanos.
(B) O plantio extensivo de eucaliptos que, por possuir maior valor econômico, passou a concorrer com a araucária pelo uso do solo regional.
(C) As mudanças climáticas sucessivas que alteraram o ecossistema regional e reduziram as condições naturais de florescimento da araucária.
(D) O desmatamento provocado pela exploração em grande escala do pinheiro-brasileiro e a expansão territorial da agricultura comercial.
(E) A migração do litoral para o interior da Região Sul, promovendo uma ocupação desordenada das terras e difundindo o uso da queimada na agricultura.